top of page

Acne - Cuidados e tratamentos

A acne acomete cerca de 80% da população. Apesar da maioria dos casos de acne se resolver espontaneamente na segunda década da vida, há exceções e algumas pessoas, que continuam apresentando os sintomas durante a vida adulta.


A acne além de se agravar fisiologicamente, trazendo diversos fatores de risco para a saúde física também está totalmente ligada aos transtornos psicológicos. Alguns estudos, afirma que pessoas acometidas pela acne na média de 34 anos, associasse à depressão, à ansiedade e ao estresse, à medida que a acne é percepcionada com mais gravidade. Já o grupo mais jovem vivência indícios de depressão somente quando a Acne se agrava.

Tendo em vista que os malefícios que a acne promove para vida da população, é necessário compreendê-la como uma doença e não apenas como uma disfunção estética.




A acne é produzida quando um acúmulo de sebo seco, células mortas e bactérias obstrui os folículos pilosos e bloqueia o sebo que sai pelos óstios.

O folículo piloso bloqueado e cheio de sebo promove o supercrescimento das bactérias Cutibacterium acnes (anteriormente denominadas Propionibacterium acnes que, normalmente, se encontram no folículo piloso. Essa bactéria decompõe o sebo em substâncias irritantes à pele. A inflamação resultante provoca as protuberâncias cutâneas comumente conhecidas como espinhas de acne. Uma inflamação mais profunda, causando cistos e às vezes, um abscesso.


Sendo aparente das seguintes formas:


Os tipos de acne são divididos em graus de gravidade:

• Acne Grau I: Presença de comedões (cravos), sem lesões inflamatórias.

• Acne Grau II: Presença de comedões (Cravos), pequenas lesões inflamatórias e pústulas (Pontos amarelos).

• Acne Grau III (Nodulocística): Presença de comedões (Cravos), maiores lesões inflamatórias, sendo mais profundas e dolorosa e presença de cistos.

• Acne Grau IV (Conglobata): Presença de comedões (cravos), lesões císticas, múltiplos abscessos interconectados e cicatrizes irregulares resultando em deformidade da área afetada


Para saber mais sobre os cuidados e procedimentos estéticos baixe agora a apostila: Acne - Cuidados e tratamentos


Acne Tratamentos e cuidados
.pdf
Fazer download de PDF • 16.21MB



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page